Características:
Os peixes como vocês sabem são seres aquáticos, então apresentam algumas características que o ajuda na sua sobrevivência como a presença das nadadeiras que o ajuda na locomoção além das outras características. O seu sistema digestório é completo e esses animais são ectotérmicos,ou seja, varia de acordo com a temperatura. Outra característica é que o seu sistema circulatório tem duas cavidades e a sua circulação é simples e também fechada.
Respiração:
Respiração:
Você pode ver as brânquias. |
O seu sistema respiratório é formado pelas brânquias que tem a função de captar o gás oxigênio e enviar para o sistema respiratório, além da ajuda da boca
Sistema sensorial:
Esse sistema sensorial é muito importante para os peixes pois pode indicar muitas informações que pode ajuda-lo. Assim como o tubarão apresentam o olfato muito desenvolvido, os peixes apresenta essa linha lateral que na verdade são poros formado por escamas. Esse sistema várias funções um delas é de informa as condições do ambiente.
Reprodução:
Na maioria das vezes os ovos são colocados no mar pelas fêmeas e o macho libera os espermas fazendo a fertilização. Em alguns peixes pelágios , os ovos flutuam livremente na água e podem ser comidos por outros organismos.
Classificação dos peixes:
Os peixes são classificados em :
- Condrictes:
Essa classe é conhecida por peixes cartilaginosos, esses animais possuem os esqueleto cartilaginoso. Como exemplos podemos citar os tubarões, arraias e quimeras.
- Osteíctes:
Nessa classe esses peixes são chamados de ósseos. Os representantes dessa classe são as piramboias, etc.
São chamados de agnatos. Sua principal característica é a ausência de mandíbula. Os representantes são as feiticeiras e as lampreias.
Lampreias. |